Literatura

A Nova Zelândia desenvolveu uma tradição literária vital embora alguns de seus autores são bem conhecidos fora de suas ilhas: katherine Mansfield, escritora curto-história; Sylvia Ashton- Warner, romancista e professor; Eileen Duggan poeta; Dame Ngaio Marsh, escritor de ficção policial, e Janet Frame, romancista. No entanto, a Nova Zelândia mantém uma cultura florescente literário desde a década de 1930.John e Frank Mulgan Sarfesin iniciou a escika de Nova Zelândia, no período das guerras.
Essa literatura é escrita por neozelandeses, ou migrantes, lidando com temas da Nova Zelândia ou os lugares, e é uma criação do século XX.

O Maori foram uma cultura pré-alfabetizados com idade de pedra até o contato com os europeus no início do século XIX. Nova Zelândia reconhece a presença de seu indígenas Maori e os que têm lugar especial na cultura da Nova Zelândia. Oratória e recitação de quase histórico / hagiographical linhas de sangue ancestoral tem um lugar especial na cultura Maori, noções eurocêntricas de "literatura" pode falhar para descrever as formas Māori cultural na tradição oral.

No período pré-colonial não havia literatura, após o contato europeu ea introdução de alfabetização havia publicações em língua maori. Nenhuma obra literária em maori foram traduzidas e tornar-se amplamente lido. Pelo idioma maori, sobreviveu até os dias atuais e, embora não falada é usada em como meio de ensino na educação em um pequeno número de escolas. No que diz respeito a literatura Māori pode ser dito para existir, é principalmente na literatura com temas que tratam Inglês Maori.

  • Escritores

Romancistas: Patricia Grace, Albert Wendt, Maurice Gee e autor infantil Margaret Mahy, são proeminentes na Nova Zelândia.

Keri Hulme ganhou destaque quando seu romance, The Bone People, ganhou o Prêmio Booker. Witi Ihimaera escreveu o romance que se tornou o aclamado filme Whale Rider, dirigido por Nikki Caro. Seus trabalhos tratam Māori vida no mundo moderno, muitas vezes incorporando elementos fantásticos.

A Nova Zelândia tem uma comunidade viva de dramaturgos do teatro. Um dos dramaturgos mais importantes e bem sucedidos do país é Roger Hall. Suporte para dramaturgos e joga na Nova Zelândia é fornecido pelo Playmarket, uma organização nacional que também publica e vende peças de teatro e scripts. Playmarket também representa Māori e dramaturgos da ilha do Pacífico.

  • Curiosidades

Cerca de 400 milhões de livros são vendidos anualmente, e 35% destes, são publicados na Nova Zelândia.

As bibliotecas são muito procuradas e o Fundo de Autores recompensa os escritores pelo empréstimo de seus livros, tornando-os acessíveis a todos. A Biblioteca em Wellington é uma fonte de informações e de cultura com interessantíssimas coleções de documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário